Tratamento do Ronco

A Biral Odontologia pode te auxiliar no tratamento do ronco.

O sono é muito importante para a saúde geral, mental e emocional. Alterações do sono interferem negativamente nas funções do dia a dia, deixando a pessoa sonolenta, com perda de qualidade de vida, aumento o risco de doenças cardiovasculares, diminui o rendimento no estudo e trabalho, podendo ser um risco dirigir e manipular alguns equipamentos.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por eventos recorrentes de obstrução da via aérea superior (VAS) durante o sono que podem gerar uma série de consequências sobre a saúde, incluindo diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e neurológicos. O ronco pode apresentar-se de forma isolada (ronco primário) ou ser um sinal clínico da SAOS.

 O diagnóstico desse distúrbio é dado através da avaliação clínica e do exame de polissonografia.

No adulto o tratamento clínico se baseia na indicação dos aparelhos denominados de CPAP, dos aparelhos intra-orais (AIO) e do tratamento com Otorrinolaringologistas que inclusive pode ser cirúrgico.

Na criança, em geral pode causada por aumento de amígdalas e adenoides.

A apneia obstrutiva do sono em adultos pode chegar a números alarmantes de 32,8% da população analisada na cidade de São Paulo. Os principais sintomas incluem roncos altos, pausas respiratórias durante o sono, sono agitado com múltiplos despertares, volume urinário aumentado a noite e sudorese. O sinal noturno dominante é o ronco, geralmente entrecortado por períodos de silêncio que costumam durar de 10 a 30 segundos.

O término da apneia é associado a um ronco explosivo que parece um “engasgo” e nesse momento o indivíduo chega a ter movimentos corporais bruscos. Os indivíduos muitas vezes não têm conhecimento do seu ronco e de suas dificuldades com a respiração durante o sono, mas alguns percebem as dificuldades respiratórias e reclamam sofrer de insônia. Pela manhã, o indivíduo se sente cansado e com a “boca seca”, e alguns se queixam de uma dor de cabeça que pode durar de uma a duas horas.

O sintoma diurno mais importante é a sonolência excessiva durante o dia, que se torna mais evidente quando o indivíduo está em situação relaxada, como estar sentado, lendo, ou vendo TV.

Fatores predisponentes da SAOS são: a obesidade; mandíbula pouco desenvolvida; ter aumentado os tecidos moles e o tecido linfóide da faringe; sofrer de obstrução nasal e; possuir anormalidades endócrinas.

O gênero masculino é o mais afetado devido às diferenças anatômicas da VAS e cervical, ao perfil hormonal e à distribuição adiposa do tipo central (tronco e pescoço).

K.Ramar, L.C. Dort, S.G. Katz,C.J. Lettieri,C.G. Harrod, S.M. Thomas,R.D. Chervin.  Palavras Chave: apneia obstrutiva do sono (AOS), ronco, aparelho intra-oral (AIO), avanço mandibular, pressão positiva…

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um Comentário