A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, língua, passar fio dental e enxaguar… O “bafo matinal” com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose.
Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose é um cheiro persistente que não vai embora depois de escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar. Pode ser embaraçoso e constrangedor, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao dentista. Mas também é bastante comum e, por isso mesmo, muito possível de tratar.
A halitose tem várias causas possíveis, aproximadamente 90% são orais: cáries, problemas de gengiva, restaurações e próteses mal adaptadas, dentes fraturados e próteses que não estão muito limpas – todos são possíveis suspeitos. Há ainda os fatores relativos à alimentação. Dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, alimentos ácidos, doces e, é claro, uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes, definitivamente, comprometerão seu hálito. Assim como o consumo excessivo de café e álcool. Usuários de tabaco também têm um alto risco.
Apesar de raras, as doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e infecções nas amígdalas também são identificados como causadores de halitose, assim como problemas no sangue, como diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar, refluxo e gotejamento pós-nasal. Mesmo uma sinusite comum ou rinite crônica pode afetar seu hálito, pelo acúmulo de muco.
Como a maior parte da halitose se origina dentro da boca, seu primeiro passo deve ser consultar um cirurgião dentista para fazer um diagnóstico e plano de tratamento que envolve a reavaliação da sua técnica de escovação e outros hábitos. Apesar da limpeza dos dentes ser necessária, é fundamental que você dê maior foco à língua, pois é nela que uma grande quantidade de bactérias se instala, causando o mau hálito.
Faça uma limpeza da língua com a escova ou raspador lingual, depois passe fio dental nos dentes e enxágue.
* Collins LMC, Dawes C. The surface area of the adult human mouth and thickness of the salivary film covering the teeth and oral mucosa. J Dent Res 66(8):1300-03, Aug 1987
Caso você não note uma melhora, é essencial uma consulta com o dentista. Não tenha medo ou vergonha de compartilhar seu segredo com um profissional. Ele será capaz de diagnosticar e tratar a causa dos problemas do seu hálito.